A vereadora Luzia Cunha (PT), por meio de ofício, quer saber do prefeito e gerentes municipais se a Defesa Civil Municipal está devidamente constituída, quem são os integrantes e o coordenador do órgão.
Além disso, ela quer saber, ainda, quantos e quais veículos e maquinários da Prefeitura estão em condições de atender a Defesa Civil ou outras situações de emergência por parte da população por ocasião das chuvas ou outras ocorrências.
Ela questiona onde a população deve recorrer nessa situação, qual telefone para contato, e se a Prefeitura já tem mapeado as áreas, regiões e as famílias vulneráveis do município.
A parlamentar questionada, ainda, quais são essas regiões na área urbana e os locais mais críticos na zona rural, aldeias e assentamentos.
Luzia Cunha questiona, também, quantas famílias aproximadamente estão nessas áreas vulneráveis, quais as providências previstas para atendê-las na área urbana e rural, no período das chuvas, se houve alguma solicitação de emendas para captação de recursos para a bancada federal - deputados e senadores - de Mato Grosso do Sul.
Ela pergunta quais os recursos cadastrados para sanar esses tipos de problemas, tais como : compra de veículos, maquinários, saneamento e asfalto e, também, as ações desenvolvidas nessa gestão para previnir os problemas causados por fenômenos naturais.
Para a vereadora, no caso específico das ruas Alcebíades Santos Vieira, Gabriel Ferreira da Silva, coronel Antônio Trindade, imediações entre Giovani Toscano de Brito, Avenida Doutor Sabino e outros trechos, é obvio que, enquanto não for concluída a obra da Antônio Trindade, “a solução” torna-se mais complicada.
Contudo, a parlamentar indaga se a ligação para captação das águas pluviais já foi feita e quando está prevista a conclusão dessa obra, bem como, quais as medidas preventivas para essa região enquanto não se conclui essa obra.
Por último, ela quer informações sobre a gestão para liberação das emendas, as obras e as providências para resolver as pendências e aditamento de prazos das obras das ruas: 1- João Lopes e adjacentes ( N. Proposta 242067-07); 2- Delfino Alves Corrêa e outras ...(N. Matrícula 25560712); Timóteto Proença( N. Proposta 308376-52); 4-Mato Grosso do Sul e Antônio Gonçalves, no Bairro Nova Aquidauana (N. Proposta 0317.205-76).
Conforme justificativa da parlamentar, sabe-se que todos os anos ocorrem o “período das chuvas”, que trás transtornos e até situação de calamidade para inúmeros moradores da área urbana e rural do município. Em razão disso, acrescenta, como a Casa de Leis não recebeu nenhuma informação anterior e como nada consta a esse respeito no site da Prefeitura , houve a necessidade de se buscar essas informações com o objetivo de orientar a população aquidauanense.