Luzia: aumento de vacinas na prevenção da H1 N1

03/06/2016 - Por: ASCOM - Iramar Ferreira - MTB.804/MS - Visitas: 356

Compartilhe:

A confirmação de 13 casos de gripe influenza  H1 N1 no município; 21 na região, duas mortes e vários casos suspeitos não notificados, levou a vereadora Luzia Cunha (PT) a  defender uma ação conjunta envolvendo a Gerência Municipal de Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde com o objetivo de solicitar ao Ministério da Saúde a ampliação da cobertura vacinal no município.

A medida visa  atender  idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas   (mulher que esta dando a luz ou a deu recentemente); trabalhadores em saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas e população privada de liberdade,  em 2017.

Conforme revela o  Ministério da Saúde esses  grupos, mais vulneráveis, representam maiores riscos  ao contágio. Portanto, declara a vereadora,  há a necessidade de se aumentar o estoque de vacinas no município.

 Aliás,  ela questiona quais as providencias foram tomadas  pelo  Executivo, em conjunto com a Gerência de Saúde, junto à Secretaria de Estado de Saúde e o Ministério de Saúde, para aumentar as doses de vacina, bem como ampliar o período de vacinação e os grupos a serem vacinados.

A parlamentar fez questão de incluir como outros  grupos de risco os profissionais da educação, da assistência social, garis, equipes de varrição, limpeza urbana, entre outros, embora reconheça  que a vacina deveria ser  estendida para todas as idades, porém,  como não existe o suficiente para atender toda a demanda se prioriza esses segmentos.

“Em Aquidauana não vieram doses previstas na Lei nº 3829/2009, alterada pela Lei 4575 de 24 de setembro de 2014”, lembrou a vereadora  ao reiterar a sua preocupação com a doença, que avança no município e que requer atenção das autoridades de saúde do Estado e do Governo Federal.

Logo, a vereadora Luzia Cunha aguarda resposta relacionada à sua proposta, encaminhada ao Executivo  e Gerência de Saúde, por meio do ofício de nº 012/2016/Gab, no dia 23 de maio de 2016, em que pede o apoio para aumentar as doses de vacina e ampliar os grupos no município.