A implantação do aterro sanitário, usina de compostagem e coleta seletiva foi solicitada pelo vereador Paulo Reis (PMDB) ao gerente municipal de Obras e Serviços Urbanos, Mário Raváglia de Oliveira, por meio da indicação de nº 007/2014.
De acordo com o parlamentar, faz-se necessário esse serviço a fim de que a “Cidade Portal do Pantanal” (Aquidauana) tenha o meio ambiente preservado. Ele afirma que, durante 2013, o lixo foi jogado “in natura” no aterro sanitário, fato que o transformou em um verdadeiro “lixão”.
Entretanto, esclarece Paulo Reis, após várias proposições apresentadas à administração foi tomada as providencias no sentido de se construir nova célula no local. “verifiquei in loco, a convite do gerente, o serviço realizado”, informou.
Para ele, o aterro sanitário deve ser implantado com suas lagoas de decantação e usina de compostagem a fim de dar maior durabilidade e menor impacto ambiental.
O vereador explica que o lixo tornou-se um problema para a maioria dos municípios brasileiros e, portanto, em Aquidauana não é diferente, por isso, a gestão precisa adotar como meta a educação ambiental e, ao mesmo tempo, dar o destino correto a esses resíduos.
“O município é dotado de todas as legislações necessárias para a implementação de ações educativas, punitivas e orientadoras dos direitos e obrigações dos cidadãos – por isso, basta definir como prioridade de gestão”, acrescenta.
Uma nova indicação de nº 005/2014, porém, encaminhada ao ministro da Educação, senador licenciado Aloísio Mercadante, com cópia ao reitor do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), professor doutor Fábio Edir dos Santos Costa, o parlamentar reivindica recursos para atender o Campus de Aquidauana na compra de aparelhos de ar condicionado.
Conforme justifica, devido às altas temperaturas predominantes na região pantaneira nessa época do verão, o condicionador de ar nas salas de aula e em outros ambientes do prédio torna-se de vital importância para o corpo discente, docente e trabalhadores na realização de suas atividades diárias.