O movimento denominado “Dia do Basta”, que organizou há poucos dias uma concentração na Praça dos Estudantes e depois saiu em passeata pelas ruas de Aquidauana e Anastácio, lotou o plenário da Câmara Municipal para participar da Sessão Ordinária da última terça-feira (25), à noite.
Dois representantes do movimento – professor de Educação Física, Andrew Feitosa Nascimento e o acadêmico da UFMS, curso de Turismo, Diego Aparecido Cafola, em atendimento ao convite da presidente da Casa, vereadora Luzia Cunha (PT) – usaram a tribuna, em conformidade com o Regimento Interno do Poder, pelo prazo de até 30 minutos divididos em dois tempos de 15 minutos.
Eles falaram do objetivo do movimento e apresentaram a pauta de reivindicação, baseada no clamor dos manifestantes, que envolve pedidos inerentes à área econômica, social e política. Dentre muitas propostas, essas são consideradas as mais prioritárias pela população dos dois municípios:
- Valorização da identidade cultural pantaneira;
- Transparência na demanda de verba e recursos do Governo Federal e do investimento municipal nos espaços públicos de esporte, lazer e cultura;
- Pavimentação da rua de acesso ao Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS);
- Transporte para os alunos do CEPA (Centro de Educação Profissional de Aquidauana);
- Apoio à permanência do curso de Turismo da UFMS – Unidade II do Campus de Aquidauana;
- Atendimento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento);
- Questão indígena;
- Transparência com a utilização do dinheiro público;
- Convocação dos concursados;
- Regularização do aterro sanitário; e,
- Conclusão da obra do CEINF ao lado da aEscola Municipal Erso Gomes.