Diretores dos polos educacionais Anhanguera e Unopar (Universidade Norte do Paraná), em Aquidauana, Tomás Alves Corrêa e Marcos Vinicius Pereira, respectivamente, se reuniram na manhã desta segunda-feira (04/05) com os vereadores, membros das comissões de Cidadania, Direitos Humanos e Meio Ambiente e Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social, na Sala da Presidência da Câmara Municipal de Aquidauana.
O município, parceiro da Unopar, cedeu parte das instalações do Caic “Antônio Pace” para o funcionamento de cursos de graduação, pós-graduação e capacitação oferecidas por essa instituição, que promoveu diversas benfeitorias no prédio a fim de dar conforto, comodidade e segurança aos acadêmicos e, também, aos próprios alunos da escola.
O diretor Vinicius, na reunião, a cunho de informação aos parlamentares, elencou alguns investimentos no prédio, como por exemplo, a troca de fiação elétrica das salas de aulas para instalação dos ar-condicionados; pintura da parte térrea do Caic, faixada, sala de administração, corredores internos, área de convivência, seis salas de aulas, auditório, banheiros, biblioteca, refeitório, sala de direção, sala de diretor adjunto sala da secretaria, sala de professores e sala de informática.
Além disso, acrescentou, foram feitas reformas de 100 cadeiras no dia 15 de abril de 2015; adaptação da entrada da escola com rampas e corrimão para acesso aos portadores de necessidades especiais; iluminação da entrada da escola; descontos para servidores públicos municipais, entre outras ações que possibilitaram a melhoria do local.
Segundo o diretor, a instituição possui nos seus quadros nove funcionários oriundos da cidade e mais quatro empresas prestando serviços para atender a demanda de 153 alunos de Aquidauana, Anastácio, Nioaque, Bonito, Dois Irmãos do Buriti e Miranda.
Após o término da reunião ficou acordado entre os presidentes das duas comissões, vereadores Wilson Vicente Ferreira (PT do B) e Corrêa Filho (PSB), uma visita à Escola Caic, na próxima quarta-feira (06/05), onde pretendem se reunir com a diretora Maria Inês Garajo para avaliar as condições de funcionamento, conservação e manutenção do educandário.
Já o diretor Tomás Alves Corrêa foi convidado para esclarecer dúvidas de vereadores em relação ao funcionamento da Anhanguera, que também estabelece parceria com o município, notadamente relacionado às reclamações das acadêmicas do 7º semestre do curso de Serviço Social dessa instituição de ensino.
As alunas Kelly Torresani Moura e Karina Nunes Sampaio, que participaram também da reunião, em nome da turma, reivindicaram as normas que regem a instituição, o acesso ao Regimento Interno, bem como reclamaram que os estudantes do pólo estão sendo prejudicados com as provas e que existe contradição entre decisões envolvendo a matriz, em Campo Grande, e a instituição local.
O diretor se comprometeu a dar encaminhamento às reivindicações das acadêmicas e os parlamentares devem visitar a unidade de ensino, que funciona na Escola Erso Gomes, para avaliar também as condições de uso do prédio, que abriga um expressivo número de estudantes.