Os vereadores Luzia Cunha e Mauro do Atlântico, ambos do PT, manifestaram, da tribuna da Câmara Municipal, apoio aos trabalhadores em educação das escolas estaduais de Aquidauana e de MS, filiados aos Simted’s (Sindicatos Municipais dos Trabalhadores em Educação) e a Fetems (Federação dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul) pela deliberação do movimento de greve por tempo indeterminado, iniciado no dia 27 de maio de 2015, em defesa da educação pública de qualidade, com mais investimentos, infraestrutura adequada, salários dignos e valorização dos profissionais de educação.
Conforme justificativa dos parlamentares, que apresentaram Moção de Apoio, às entidades representativas, a greve é um direito de todo trabalhador brasileiro previsto na Constituição Federal de 1988 e na Lei Federal 7783/89.
“É um direito fundamental para a defesa dos trabalhadores e considerado o último recurso usado na luta por melhores condições de trabalho, após esgotadas todas as possibilidades de negociação”, lembrou a professora e vereadora Luzia Cunha.
Para ela, os avanços financeiros e em qualidade educacional representam conquistas para o município e Estado em que estão inseridos, uma vez que a valorização do (a) educador (a) e a aplicação correta das verbas públicas refletem na melhoria da educação e na qualificação de cidadãs e cidadãos.
Conforme informou, há 36 anos os trabalhadores em educação, filiados aos Simted’s - base da Fetems – fizeram dessa entidade a maior organização sindical de MS, que a tornou forte, respeitada e referência nacional na luta dos trabalhadores.
“Manifestamos nosso irrestrito apoio aos profissionais da educação às reivindicações pleiteadas junto ao Governo do Estado a fim de que a normalidade volte o quanto antes nas nossas escolas para a tranquilidade de nossas famílias para o bem da educação”, completou.