Pela apresentação do artista Wagner Schwartz, na estréia do 35º Panorama de Arte Brasileira, tradicional exposição bienal que aborda a arte no país e propõe reflexão sobre a identidade brasileira, o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) recebeu da Câmara Municipal de Aquidauana, Moção de Repúdio apresentada e aprovada em Sessão Legislativa.
Segundo o documento, essa apresentação, que ocorreu no dia 26 de setembro de 2017, representa uma afronta à família e principalmente às crianças. “O Brasil é um país cristão, em sua maioria evangélicos e católicos”, disse o vereador Anderson Meireles, que fez a leitura da Moção, em plenário.
“Não podemos aceitar esse tipo de agressão. Não somos contra qualquer expressão artística desde que se respeita as leis e, acima de tudo, as nossas crianças”, ponderou.
Conforme acrescentou, as fotos e vídeos das crianças, da mãe e a filha tocando o artista nu, são repugnantes, inaceitáveis e revoltantes.
“Mesmo com a Nota Informativa entendemos que houve, sim, incitação à pedofilia , cenas de erotização e um abuso público jamais visto por parte do Museu em relação à exposição de crianças a cenas ridículas e profanas”, criticou.
Os vereadores lamentaram o fato de o renomado Museu exibir cenas tão absurdas. Porém, eles esperam que essa prática não se repita a fim de se restabelecer o respeito à família brasileira.