Entre os projetos de modernização e dinamização na área administrativa da Câmara Municipal de Aquidauana defendidos pela gestão do presidente da Casa, vereador Valter Neves (PSDB), destaca-se os investimentos no processo de digitalização de todos os documentos públicos do legislativo.
A medida também visa dar agilidade e celeridade no encaminhamento de proposições produzidas pelos vereadores e funcionários do Poder.
Neste sentido, o presidente com o aval da Mesa Diretora e demais parlamentares, contratou a “Digit@r Informática”, que implantou o sistema MakerLegis – sistema de controle de atos do legislativo municipal.
Essa empresa há 7 anos estabelecida em Mato Grosso do Sul, por meio do sistema MakerLegis , tem o controle de indicações, requerimentos, moções, atas, pautas e projetos de lei. E o MakerLeis, outro sistema que oferece o serviço de digitação de todas as leis do município juntamente com a locação do software.
Além disso, a empresa conta com serviço de digitalização de arquivos (GED) e o desenvolvimento de website, cujo objetivo principal é a transparência dos atos do legislativo em atendimento a Lei complementar nº 12.527 de 18 de novembro de 2011.
As técnicas da empresa, Franciele, Bruna e Ianara primeiramente se reuniram com os funcionários efetivos e assessores parlamentares, no plenário da Casa, a fim de apresentar o novo sistema e oferecer treinamentos necessários para o desempenho do trabalho.
Depois disso, as técnicas voltaram a se reunir, porém, com os vereadores, também para apresentação do sistema e esclarecimentos de dúvidas em relação à inserção de proposições e leis municipais. Especificamente à Procuradoria Jurídica foi oferecido também treinamento para cadastramento dos projetos de lei e lançamentos de pareceres técnicos e jurídicos.
Com o novo sistema a partir de agora os funcionários terão mais agilidade no controle das proposições, além de fornecer uma melhor transparência da gestão à população com facilidade de acesso às informações, visto que, o sistema conta com um portal disponível no website da Câmara, assim como na página de cada vereador e opção de consulta por tipo de documento, autor ou até mesmo por palavra chave.
Além disso, não será mais necessário a procura de documentos e tão pouco gastar recursos para a nova impressão das informações.
“ Com o ‘banco nas nuvens’ não corremos risco de perder documentos. Hoje, conforme os municípios vão ficando ‘velhos’ a biblioteca vem se perdendo com o passar dos anos. Antes da modernização desses softwares já nos deparamos com casos de leis, indicações com numeração duplicada , que se perderam e que não foram possíveis achar copia e ate mesmo documentos que se deterioraram com o passar do tempo”, explicou.
Segundo a técnica Franciele Vasum, esse novo sistema já foi adotado também por outras câmaras, ela cita - Dourados, Corumbá, Costa Rica, Chapadão, Rio Verde de Mato Grosso entre outras no Estado.