Câmara: reunião de trabalho para conhecer métodos de digitalização

01/03/2018 - Por: ASCOM - Iramar Ferreira - MTB.804/MS - Visitas: 13357

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A empresa Vip Serviços e Assessoria (especializada em locação de equipamentos de impressão e digitalização de documentos) iniciou em dezembro de 2017, o processo de digitalização de documentos públicos da Câmara Municipal de Aquidauana.

A empresa, vencedora do processo licitatório, terá a responsabilidade de digitalizar todas as proposições  produzidas pela Casa de Leis nos últimos cinco anos, conforme informou o proprietário, Leônis de Souza.

Ele, no entanto, esclareceu que neste momento a empresa tem priorizado a digitalização de documentos elaborados a partir de 2017, principalmente projetos de lei, em atendimento à solicitação do  presidente do legislativo, vereador Valter Neves (PSDB).

Neves, inclusive, convocou há alguns dias os funcionários desse setor a fim de orientá-los acerca dos trabalhos de digitalização dos documentos. A meta, segundo ele, consiste em otimizar esse serviço com menor custo possível levando-se em conta o momento de instabilidade financeira dos poderes.

Por conta disso, o presidente Valter Neves exigiu dos funcionários e da  própria empresa,  a “máxima diligência e cuidado” por se tratar de documentos públicos armazenados nos arquivos históricos  da Casa Leis.

“O presidente solicitou a correção de alguns documentos, entregues, que visa à adequação relativa à impessoalidade, cuja empresa concordou com a exigência”, explicou o controlador  interno, advogado Luiz Arruda.

A empresa, reunida com os vereadores e funcionários, procedeu à apresentação dos documentos até agora digitalizados, bem como os métodos de trabalho, forma de arquivo, disponibilização de backup físico e em nuvem.

A reunião aconteceu na sala da presidência e, conforme informou  Leônis,  depois de concluída a digitalização do material impresso, ele  será lançado no sistema da Casa e logo após para acesso ao público  com o objetivo de atender  o princípio da transparência do Poder legislativo.

“Esse processo de digitalização de documentos públicos atende exigência da lei federal de 2012, proposta  pelo  senador Magno Malta, e que deverá ser obrigatoriamente  adotada por todas as câmaras e prefeituras desse pais”, acrescentou.

Fazem parte da empresa, além do proprietário,Leônis de Souza; o técnico, Alexandre Zamboni e a técnica Lidiane Garcia Franco.