O vereador Corrêa Filho (PSB), por meio de Indicação, pediu ao prefeito José Henrique Trindade (PDT), com cópia à Gerente municipal de Desenvolvimento Social e Economia Solidária, Cintia Venâncio Fagundes, estudos visando a implantação do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) no distrito de Taunay, neste município.
Segundo o parlamentar, a comunidade indígena terena é a segunda maior do Estado. Por isso, sendo implantado esse órgão irá facilitar a inclusão da política social. “A distância das aldeias até a sede do município é longa, o que dificulta a locomoção dos indígenas para a cidade onde se encontra localizado o Cras urbano”, ponderou, ao comentar que, muitas das vezes, eles precisam de ônibus ou transportes particulares.
Ele explica que o Cras/Indígena é uma modalidade inédita no país, sendo poucos os municípios contemplados no país. Ainda segundo o vereador, as ações desenvolvidas têm em vista a garantia dos direitos dos povos indígenas , a promoção e a inclusão nas políticas de proteção social, que levam em conta o respeito às suas particularidades.
“O mesmo vem promovendo o acesso às políticas e programas sociais disponibilizados pelo Estado e efetivados pelo município”, informou.