O projeto de lei, de autoria do vereador Dufles Pinto de Souza (PT do B), que autoriza o Executivo a dar treinamento de primeiros socorros aos professores e funcionários da rede municipal de ensino, foi aprovado, em segundo turno de votação, na sessão ordinária da última terça-feira (17/11/2015).
Segundo o parlamentar, o projeto se justifica pelo fato de que muitos alunos da rede municipal de ensino podem apresentar diversos sintomas, tais como: desmaio, mal-estar, tontura, sangramento nasal, febre, convulsão, parada cardiorrespiratória, obstrução de vias aéreas, quedas, etc., que podem ser estabilizados com os procedimentos de primeiros socorros.
Ainda segundo ele, existem muitas crianças que sofrem acidentes no ambiente escolar, e visto que os professores e funcionários são pessoas próximas a esses alunos deverão usar os primeiros socorros para apoiá-los até que pessoas especializadas cheguem ao local.
“Muitas das vezes somente após o acidente é que o educador percebe o perigo de uma cadeira próxima à janela ou imóvel pontiagudo na sala de aula. Na maioria dos casos, os professores não receberam treinamento adequado ou até mesmo nenhum em ‘primeiros socorros’. E assim, diante de uma situação extrema, não sabem como proceder”, acrescentou.
O projeto segue para o Executivo a fim de ser sancionado ou vetado pelo prefeito José Henrique Trindade (PDT).